Não precisas das aprovações dos outros.

By xfebruarysong - March 24, 2018



É tal e qual como o título indica, não precisas das aprovações dos outros. Eu fui em tempos assim, eu precisava que os outros aprovassem tudo e mais alguma coisa proveniente de mim. Se eu tivesse uma ideia, jamais correria atrás dela sem que os meus amigos, familiares e até mesmo meramente conhecidos dissessem algo positivo; alguém tinha que aprovar ou então simplesmente atirava as minhas ideias, os meus planos, os meus pensamentos… atirava tudo por cima do ombro e não olhava mais para trás. Afinal estes eram completamente inúteis se ninguém gostasse deles. Mas eu gostava… e eu era o ingrediente mais fulcral. A minha aprovação era a única que realmente importava. E eu simplesmente não conseguia ver isso.

O processo de aprovação dos outros torna-se quase como um vício. A opinião dos outros torna-se tão importante que passa a ser prioridade saber o que os outros pensam e passamos a colocar essas mesmas opiniões acima das nossas. O pior… é quando as opiniões dos outros se tornam em desaprovações. Chega mesmo a doer. A nossa capacidade de tomar uma decisão está comprometida a tal ponto que não conseguimos agir sem ter o ‘OK’ dos outros. Acabamos por perder sonhos, objetivos e ambições. E o mais grave? Acabamos por perder-nos a nós próprios.


Eis algumas consequências de estar constantemente à espera de conseguirmos aprovação:
  • Os níveis de autoconfiança e autoestima baixam consideravelmente.
  • Stress… Stress e mais stress.
  • Baixos níveis de iniciativa e de realização pessoal.
E depois temos a fase de negação.

“Eu?? Precisar da aprovação dos outros? Nem pensar.”

Sim, às vezes nem nos damos conta que o fazemos mais vezes do que pensamos. Em baixo deixo alguns exemplos:
  •  Mudar a nossa posição/opinião porque alguém parece não estar de acordo.
Seja em ambiente profissional ou mesmo pessoal, por vezes tentamos atenuar a nossa posição ou mesmo mudar a nossa opinião acerca de um assunto de modo a não provocar discussões ou mesmo desentendimentos.  Quando oferecemos uma opinião diferente as pessoas à nossa volta têm que ter a mente aberta para ao menos considerar o que sai das nossas bocas. Isto não quer dizer que eles é que têm que adotar a nossa opinião, mas sim ao menos considerar os nossos pontos de vistas.

Aliás, vivemos todos num mundo onde todos têm uma opinião, uma visão diferente e isso é o que faz com que este mundo valha a pena. Todos temos o direito às nossas opiniões.
  • Sentirmo-nos chateados, preocupados ou mesmo insultados quando alguém não concorda connosco.
  • Concordarmos verbalmente e não-verbalmente com a opinião dos outros mesmo não sendo verdade.
  • Fazer algo que não queremos porque temos medo de dizer que não.
  • Pedir permissão quando esta não é precisa.
Estes comportamentos passam a maior parte do tempo completamente despercebidos por nós que os cometemos. Como mudar?

O primeiro passo é reconhecer que estamos a depender demasiado do que os outros pensam. Nós somos únicos, não existe ninguém neste universo igual a nós. As nossas visões, opiniões e crenças vão ser sempre diferentes das pessoas à nossa volta. Sim, irá haver partilhas de gostos e de opiniões mas irá sempre existir diferenças e são estas pequenas diferenças que vão fazer com que tu te destaques da multidão.

Lembrem-se que é importante sermos autênticos. É importante mantermos-nos leais ao nosso ser, às nossas crenças, às nossas opiniões, aos nossos sonhos e ambições.

Temos uma voz. Só temos que aprender a usá-la.

Faz-te ouvir.





  • Share:

You Might Also Like

2 comments

  1. Eu por acaso sempre peço opinião aos que me rodeiam e sei que não deveria fazê-lo com a frequência que o faço. Normalmente antes de postar qualquer tipo de texto mostro sempre à minha irmã para saber o que ela acha. Felizmente são sempre críticas positivas mas gosto principalmente de lhe mostrar pois sei que ela será sincera. Isso basta-me. Mas também já voltei atrás em algo que queria pois alguém mo disse que eu não deveria ter tido determinada coisa. Acho que não deve ser assim. Com o teu post refleti imenso sobre isso. Obrigada! 💙 Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Ainda bem que partilhas os teus textos com a tua mana. Fico feliz por saber que o meu texto faz as pessoas refletirem, era essa a intenção. Obrigada Carolina, beijinhos xoxo

      Delete