NETFLIX: Girls Incarcerated

By xfebruarysong - March 06, 2018


Este programa é nos apresentados em formato documentário onde as estrelas são claro as raparigas que estão a cumprir pena no sistema correcional juvenil em Madison, Indiana. Este programa captura os altos e baixos das prisoneiras e foca-se sobretudo no aspeto positivo que estas instituições podem trazer a estas raparigas problemáticas. 


A Netflix dá-nos a conhecer o mundo destas adolescentes e fiquei surpreendida por reconhecer que este é de certo modo idêntico ao mundo das adolescentes que estão cá fora. Apesar de estarem presas e longe do mundo a que estavam habituadas, o ‘gossip’ está sempre presente no dia-a-dia. Panteiam-se umas às outras e vão à escola!

Quando pensamos em reformatórios juvenis temos aquela sensação que não é um sitio agradável de todo. Que são lugares sombrios onde o caos e a depressão vão de mãos dadas. Mas depressa vi o quanto estava enganada. Esta série-documentário expõe como estes centros funcionam. Claro que existem inúmeras regras a que estas adolescentes são submetidas, no entanto acabamos por perceber não só nos espectadores, mas também as próprias adolescentes que lá vivem que estes reformatórios passam de certa forma a ser um templo de refúgio que nutre ordem e rotina.

Tem de tudo um pouco, momentos de grupos de amigas, de drama, de gossip. Mas a minha parte preferida é quando conseguimos ver tudo aquilo que está por detrás das prisioneiras. Tudo aquilo que elas não mostram e contam a mais ninguém. Os momentos tocantes de honestidade quando ouvimos as suas histórias e os seus desejos de se tornarem mais fortes e pessoas melhores.

Todas elas têm um sonho a seguir. Mas nem todas sairão de Madison prontas a lutar por ele.




  • Share:

You Might Also Like

0 comments