3 TEDTalks que toda gente precisa de ver.

By xfebruarysong - April 17, 2018



<script data-ad-client="ca-pub-2337665611907205" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>



Para quem não sabe; TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada à partilha de ideias, normalmente no formato de poderosos discursos (20 minutos ou menos). Hoje em dia TED toca em variadíssimos tópicos – desde ciência, negócios, tópicos globais, etc – estes são ainda traduzidos e/ou falados em mais de 100 línguas.

A organização acredita veemente em acolher peritos de todas as disciplinas e culturas que procuram um melhor conhecimento do mundo. Mais ainda, os discursos e a partilha de ideias são sempre com intuito de mudar atitudes, vidas e ultimamente o mundo à nossa vida. 

O primeiro TEDtalk é o discurso de Amy Cuddy que trás até nós uma forma diferente de sairmos da nossa «casca» como se costuma dizer. “Fake it until you become it”. 


De acordo com Amy Cuddy a nossa linguagem corporal afeta o modo de como as pessoas à nossa volta nos veem, mas também pode mudar a maneira como nos vemos a nós próprios. Neste Ted Talk, aprendemos como o «power posing» - uma postura que emane autoestima e confiança mesmo quando não nos sentimos tão confiantes. De acordo com Amy ao mudar as nossas posturas para uma posição poderosa podemos alterar os níveis de cortisona e testerona nos nossos cérebros e que estes por vezes têm grande impacto nas nossas oportunidades para o sucesso. 


Muitas das vezes as nossas mentes e pensamentos são os nossos piores inimigos; quantas e quantas vezes já se sentiram que não são qualificados, inteligentes ou fortes o suficiente para serem bem-sucedidos? É nestes tempos conflituosos que Amy Cuddy diz, “Fake it until we become it,”


A lição?  É possível aumentar os nossos níveis de autoconfiança e de positividade pelo simples ato de fingir que temos autoconfiança e somos positivos! 


Em segundo lugar temos o discurso de Kelly McGonigal; “How to make stress your friend,”

Quando falamos em stress rapidamente associamos que este é mau para a nossa saúde. No entanto neste discurso, a Psicóloga Kelly McGonigal vem nos mostrar que o stress pode ser um elemento positivo. De acordo com várias pesquisas, estas sugerem que o stress só é mau para nós se acreditarmos que assim seja. 



O estudo conduzido por McGonigal focou-se no «sentimento» que as pessoas têm em relação ao stress e na «atitude» que estas tomam em relação ao mesmo e comparou estes dados com os registos públicos obituários. O estudo mostrou que não é o stress que mata mas sim o ato de acreditar que este é prejudicial à saúde.

Quando estamos stressados o nosso coração bate mais depressa, respiramos mais depressa e por vezes até suamos! Normalmente quando isto acontece, temos a tendência de pensar que estes são sinais de que algo não está bem. No entanto, podemos ensinar-nos a nós próprios e aos outros que o nosso corpo simplesmente se está a preparar para o que aí vem.

O stress é a maior parte das vezes associado a doenças cardiovasculares pois quando sofremos níveis altos de stress os nossos vasos sanguíneos começam a “apertar” no entanto quando passamos a ver o stress como algo positivo os nossos vasos sanguíneos ficam normais. 

A lição? Nas palavras de Kelly, “O antigo conhecimento do stress como algo prejudicial está a ser alterado com o novo conhecimento que o stress ajuda-nos a ser socialmente inteligente – é o que nos permite ser completamente humanos.”
Em terceiro lugar temos o discurso de Damon David que nos trás o discurso sobre a coragem; “Courage is contagious,”

Logo no início do seu discurso, Davis partilha o seu medo com a audiência, “O medo é como se fosse uma doença. Quando se move, espalha-se rapidamente, mas o que acontece quando mesmo diante desse medo fazemos o que temos a fazer? A isso chama-se coragem… e tal como medo a coragem é contagiosa.” 

Um bom discurso tem como intuito de fazer com que a audiência faça algo, se sinta inspirada a tomar ultimamente uma ação. Davis desafia o seu público, “Então pergunto-vos, a todos vocês que fazem as coisas acontecer; vocês, os líderes do pensamento. O que é que vão fazer com as dádivas que receberam para nos livrar do medo que nos prende diariamente?” 

A lição? Não deixem que o medo vos paralise. Transformem-no em coragem. 

  • Share:

You Might Also Like

1 comments

  1. Que poderosas mensagens, todas! Gostei especialmente da primeira porque muitas vezes - no meu trabalho - me encontro em situações desconfortáveis onde preciso de mostrar que me sinto confiante. "Fake it until you become it". Sounds good to me!

    Nomeei-te para o Sunshine Blogger Award! - visita o link:
    http://missdeblogger.blogspot.com/2018/06/sunshine-blogger-award.html

    Fico à espera das tuas respostas ^^, beijinho!

    ReplyDelete